Trabalhos 2021
Escola Básica e Secundária Clara de Resende (Porto)
Escalão: Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Memória Descritiva:
Memória descritiva do processo de construção do ecoponto.
Foi proposto ao Gonçalo, aluno com necessidades Educativas Especiais da Turma F do 10º ano, que fizesse uma curta pesquisa e escolhesse uma embalagem tetra pack/Compal. A escolha recaiu na embalagem de litro do Compal Néctar. A turma C do 6º ano realizou e ilustrou alguns desenhos sobre a Compal, para serem utilizados na decoração externa da embalagem do ecoponto, juntamente com rótulos de produtos da Compal.
Na construção, foram utilizadas duas caixas de cartão canelado, uma para a estrutura e corpo principal do ecoponto, outra para se poder fabricar a tampa na parte superior, bem como reforçar algumas partes da própria estrutura. Para a tampa preta, utilizou-se cartão prensado da capa dos blocos de desenho e um rolo de papel, que tinham como destino o lixo. Esta foi revestida com plástico de cor preta, material este que também permitiu criar a abertura e fecho da mesma, para a introdução das embalagens para reciclagem. Para unir toda a estrutura e componentes, foi apenas utilizada cola branca, tal como na aplicação dos desenhos e rótulos na superfície do ecoponto. Por fim, aplicou-se por toda a embalagem, tinta amarela à base de água como acabamento final.
A parte superior do ecoponto está presa com fita de velcro, para permitir a retirada das embalagens quando esta se encontrar cheia.
O ecoponto assemelha-se a uma embalagem gigante da Compal Néctar.
O professor responsável pela implementação da atividade: José Luís Rocha
Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
Se o planeta quiseres preservar, as embalagens deves separar e reciclar!
Imagem do Ecoponto:





