Trabalhos 2021
Escola Básica da Ericeira (Mafra)
Escalão: Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Memória Descritiva:
Colaboradores neste projecto:
Benedita Rodrigues, Carlota Rodrigues, Beatriz Galderes, Marina Galderes, Hermínio Rodrigues – Sala vermelha do Jardim de Infância
Materiais utilizados:
Cartão/cartolina
Tampas de plástico
Embalagens Compal/Tetrapak
Madeira
Parafusos
Plástico
Colas
Descrição do processo:
Em período de confinamento a Educadora lançou o desafio às famílias de construção de um ecoponto amarelo e participação no concurso. A família aceitou e constituiu um grupo com todos os elementos que a compõem: pai, mãe, e 3 filhos.
Ideia original foi mesmo discutida em grupo e após reunirmos as várias sugestões chegámos à conclusão, que a réplica de uma embalagem da Compal, seria uma excelente ideia.
Colocámos mãos à obra e desenvolvemos a estrutura em cartão toda ela colada. Forrámos com cartolina amarela e a parte traseira do ecoponto com embalagens da Compal/Tetrapak. Criámos um eixo em madeira para suportar as tampas/rodas do ecoponto. A intenção destas rodas é dar uma certa mobilidade ao eco ponto e assim chegarmos a todos as necessidades. Anexámos uma pega em plástico, oriunda de um brinquedo estragado, para facilitar a locomoção do engenho. A tampa, após destapada, tem uma peça, tipo filtro, que permite apenas inserir e não retirar embalagens. Os pés foram criados com tampas das embalagens Compal/Tetrapak, para manter a estrutura nivelada.
Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
Pelo futuro do planeta
reciclar embalagens é agora a meta!
Imagem do Ecoponto: