Trabalhos 2021
Centro Paroquial de Ílhavo (Ílhavo)
Escalão: Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Memória Descritiva:
Desafio Tetrapak – Construção do Ecoponto Amarelo com cartão
Depois da vivência e celebração do Dia Mundial do Ambiente, foi necessário focarmo-nos também na importância dos 3 e 5Rs. Ao estarmos perante diversas imagens de resíduos/embalagens e os separarmos corretamente pelos diferentes ecopontos, surge-nos a imagem de pacotes de sumo e de leite. E aí surgiram as dificuldades – sendo de cartão, porque não se podia pôr no papelão?!
Após observação e análise de um pacote de sumo da Compal, descobrimos algumas informações que a embalagem contém, entre elas as letras FSC (selo de certificação) e o logotipo da Tetrapak que logo nos levou a pesquisar o seu tão importante significado. Foi então através de algumas pesquisas/informações que fomos descobrindo a composição destas embalagens Tetrapak – papel, plástico e alumínio – razão pela qual as temos de colocar no ecoponto amarelo.
Foi a partir daqui que se propôs ao grupo de crianças (3 e 5 anos) da sala Pré 1, a realização de um ecoponto amarelo construído somente com embalagens Tetrapak de sumo da Compal.
Descrição do processo de construção:
- Pedido de participação dos Pais/Encarregados de educação, deste grupo de crianças da Sala Pré 1, na recolha de embalagens de Sumo Compal e sua entrega na respetiva sala de seus filhos.
- Lavagem e recorte de todas as embalagens conseguidas.
- Colagem destas numa caixa de cartão, transformado em ecoponto, com abertura para entrada de embalagens Tetrapak, plásticos e latas. Também foi tido em conta uma abertura atrás com saída/recolha para posterior transporte para o ecoponto amarelo público, situado muito perto da nossa Instituição.
- Colagem de tampinhas amarelas, já anteriormente recolhidas, no local de entrada de depósitos, dando ideia de boca.
- colagem de cones plásticos amarelos, cedidos por uma empresa têxtil/confeções, para servir de braços e vários pés.
- colagem de duas pequenas embalagens de plástico (de gelados), duas tampas de sumo Compal, arame e lã para a construção dos olhos. Em cada olho o logotipo da Tetrapak recortado dos pacotes de sumo.
Como resultado final foi-lhe atribuído o nome de “ANDANTE AMARELO”
ANDANTE porque tem vários pés simbolizando a necessária pressa na proteção do nosso Planeta – a Terra. AMARELO porque indica a necessidade urgente na separação de todo o lixo a colocar no ecoponto amarelo e com bastante enfase nas embalagens de Tetrapak assim como o saber do tão importante significado das siglas FSC.
Frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens:
A frase do grupo da Sala Pré 1 do Centro Paroquial de Ílhavo
“HOJE COMO CRIANÇA RECICLAS, AMANHÃ COMO ADULTO TERÁS UM PLANETA MELHOR”
Imagem do Ecoponto: